terça-feira, 6 de março de 2012

Gestão orçamento mensal - Fevereiro

Imagem retirada da net


À semelhança de vários blogs, com os quais tenho aprendido e reaprendido imenso, voltei a ser mais organizada na minha gestão doméstica.
Voltei agora em Fevereiro a reintroduzir algumas mais valias na minha gestão que serão para continuar, e a agendar novos objectivos para o mês seguinte, sempre seguindo um pequeno passo de cada vez.
Gasto em média 200 a 300€ mensais nas compras, sobretudo na alimentação, por isso vou tentar reduzir, sem perder qualidade. Que vai ser difícil eu sei, mas considero que será um belo desafio tentar aprimorar as minhas refeições e fazê-las "elásticas", tendo sempre em atenção os gostos da minha família.
Para Fevereiro tinha como objectivo, gastar em compras um máximo de 150€ (incluindo alimentação, produtos higiene e limpeza, extras).
Em relação à gasolina estimámos 100€.
Estou muito feliz comigo mesma, pois feitas as contas finais, gastámos 143,75€ nas compras (incluindo 1 prenda aniversário), e 65€ em gasolina.
Como foi que fiz?
Primeiro, o marido passou a ir para o trabalho de bicicleta, eu levo e vou buscar o filho à escola a pé (quando o tempo deixa), e só passeamos ao fim de semana de carro.
Infelizmente o marido fuma, então optou por comprar tabaco de enrolar e só faz o tabaco à noite para o dia seguinte (o que também ajudou na poupança).
Em relação à alimentação, e brincando com a situação digo que estou a aprender a fazer refeições elásticas, pois há algum tempo li nalguns blogs como fazer render alguns alimentos, como por exemplo o frango e realmente, embora eu não consiga "esticar" tanto o "bichinho" ele reeennndeee.
Embora sabendo que o mês de Março é mais comprido, e aceitando este desafio vou tentar reduzir mais um pouco o meu orçamento mensal (gostava de dizer que vou reduzir 50€, como não sei se será possível vou tentar reduzir 10 a 20%). Futuramente direi se consegui...ou não.
Considero que aprendi a fazer compras inteligentes, acabei com as compras impulsivas e tenho poupado alguns euros, aproveitando vales e boas promoções nos hipermercados. No entanto, e visto a minha maior despesa ser na alimentação, prometi a mim mesma que para Março terei de gerir melhor a minha conta de supermercado.
Beijoquinhas doces

2 comentários:

  1. Realmente o planeamento antecipado das despesas e a organização fazem toda a diferença, parabéns pela conquista

    p.s- não queres retirar a verificação de palavras nos comentários? ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário, e especialmente pelo conselho.
    Achei que já tinha retirado a verificação...mas agora já está mesmo.
    Beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...